Mensagem do Embaixador

Mais notíciasNotícias

O Conselho do Atlântico Norte efetuou uma visita oficial à Ucrânia, nos dias 30 e 31 de outubro de 2019.

A visita teve início em Odesa, onde o Conselho foi recebido pelo Vice-primeiro Ministro da integração europeia e euro-atlântica, Dmytro Kuleba e pelo Ministro da Defesa, Andriy Zaharodniuk. Os Representantes Permanentes visitaram ainda o “Standing NATO Mine Countermeasures Group Two” (SNMCMG2), atualmente em missão no mar negro.

No segundo dia, o Conselho do Atlântico Norte deslocou-se a Kiev, onde teve lugar uma reunião da Comissão NATO-Ucrânia, com a presença do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy. Ainda da parte da manhã, o Conselho reuniu com o Presidente do Parlamento ucraniano, bem como com os representantes das fações parlamentares. A visita terminou com um almoço, organizado pelo Vice-primeiro Ministro da integração europeia e euro-atlântica.

Em declarações oficiais, o Secretário Geral da NATO destacou, no que toca à parceria NATO-Ucrânia que: “(…) trabalharemos juntos para aprimorar e adaptar a parceria distintiva sob a Comissão NATO-Ucrânia, que contribuirá para a construção de uma Europa estável, pacífica e indivisível. Uma Ucrânia independente, soberana e estável, firmemente comprometida com a democracia e o Estado de direito, é fundamental para a segurança Euro-Atlântica.”

family photo

20191030 nav ukr day1 589

ucrania 1

Nos dias 24 e 25 de outubro, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, participou na reunião de Ministros da Defesa da NATO, em Bruxelas.

No primeiro dia da reunião, o Conselho do Atlântico Norte abordou diversos temas, nomeadamente, o atual ambiente de segurança, a situação na Síria, as operações marítimas e o combate às ameaças híbridas.

No segundo dia, o debate centrou-se na partilha de encargos, dissuasão e defesa, e na missão Resolute Support no Afeganistão.

O Sr. Ministro da Defesa Nacional referiu terem sido debatidos os grandes desafios geoestratégicos que a Aliança enfrenta, bem como os documentos orientadores para os próximos anos que a NATO está a desenvolver.

Quanto à situação na Síria, o Ministro da Defesa referiu que “como seria de esperar, houve uma grande convergência, com exceção da posição da Turquia, que enfrentou aqui algum isolamento, e que procurou explicar o seu ponto de vista sobre a Síria. Mas houve reiterados apelos à Turquia para que cessasse as hostilidades e retirasse as suas forças da Síria".

Um dos objetivos desta ministerial foi a preparação da reunião de Líderes da NATO, agendada para os próximos dias 3 e 4 de dezembro, em Londres, ocasião em que se assinala os 70 anos da Aliança Atlântica.

 

20191024 191024g 004 rdax 775x440

20191024 191024f 019 rdax 775x440

fgry4613 1

sr.ministro da defesa

 

Contactos

OTAN, Bld. Léopold III
1110 Bruxelles
Belgique

+32 2 707 6401
delnato@mne.pt
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

presidencia republica

 ar

  governo logo oficial

mne

 logo defesa

estado maior fa

marinha

exercito

transferir

nato

organizacao das nacoes unidas

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo Instituto Diplomático

eurocid

Logotipo Portugal Economy Probe

sef