Delegação Portuguesa junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

Visita a Portugal do Presidente do Comité Militar da NATO

O Presidente do Comité Militar da NATO, General Stuart Peach, visitou Portugal entre 1 e 4 de novembro de 2018. O programa incluiu visitas ao NATO Joint Analysis and Lessons Learned Centre, à NATO Naval Striking and Support Forces, ao Joint Command for Military Operations, bem como encontros com o Ministro da Defesa Nacional, Dr. João Gomes Cravinho e com o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro.

O Oficial de Estrutura Superior da NATO teve a oportunidade de discutir a Postura Marítima da Organização, o processo de alterações em curso à Estrutura de Comando e de elogiar a participação de Portugal na Aliança.

Nas suas palavras, “Portugal contribui ativamente para todos os domínios da NATO. Em terra, as tropas portuguesas servem com a missão multinacional da NATO na Roménia. No ar, as aeronaves portuguesas mantiveram os céus seguros sobre a região do Mar Negro. No mar, os navios fortalecem as forças marítimas da Organização, e no ciberespaço, a moderna academia de cibersegurança da NATO está a ser construída aqui mesmo”.

Concluiu a sua visita com a participação na Cerimónia Militar organizada por ocasião das Comemorações do Centenário do fim da Primeira Guerra Mundial.

Mais informações e álbum fotográfico da visita em: https://www.nato.int/cps/en/natohq/news_160059.htm?selectedLocale=en

20181106 181101a 007 rdax 775x517

Destaques da 3ª Edição da Conferência NCIA e Nova Academia de Formação em Oeiras

Realizou-se na Universidade Católica de Lisboa, nos dias 23 a 25 de outubro, a terceira edição da Conferência para a Educação e Formação promovida pela NCIA, a Agência de Comunicação e Informação da NATO. Este fórum reúne responsáveis da Organização, Aliados e prestadores de formação na área da tecnologia, e teve como foco o catálogo de formações para 2019 e as tendências para esta área.

Foi reforçado pelos oradores a importância estratégica da missão da NCIA e das suas formações para a defesa coletiva dos Aliados da NATO, bem como a relevância da nova Academia de Formação, atualmente em construção em Oeiras.

Em Maio de 2017 foi lançada a primeira pedra desta nova Academia que prevê 100 gabinetes, 43 laboratórios e 26 salas de aula onde serão ministrados 400 cursos por ano, para um universo estimado de 6000 estudantes.

A Academia NCIA tem por fim proporcionar formações técnicas na área da comunicação, comando e controlo, com foco na ciberdefesa, sendo este um projeto em que a NATO se associa à indústria e às universidades. Foi firmado um protocolo com a Universidade Católica para formação de empresários, e universidades e indústrias de todos os Aliados da NATO poderão concorrer aos cursos disponíveis.

nci academy

Contactos

OTAN, Bld. Léopold III
1110 Bruxelles
Belgique

+32 2 707 6401
delnato@mne.pt
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

presidencia republica

 ar

  governo logo oficial

mne

 logo defesa

estado maior fa

marinha

exercito

transferir

nato

organizacao das nacoes unidas

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Portugal Economy Probe

sef