Delegação Portuguesa junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Estrutura

A Aliança tem a sua sede em Bruxelas desde 1967, onde trabalha o Secretário-geral, Jens Stoltenberg, e onde se encontram as Representações Permanentes de todos os países Aliados.

O Conselho do Atlântico Norte é o principal órgão de decisão política na OTAN. É responsável pela supervisão do processo político e militar relativo às questões de segurança que afetam toda a Aliança. Os representantes de todas as nações Aliadas têm assento no NAC para discutir questões políticas ou operacionais que exigem decisões coletivas. O NAC é presidido pelo Secretário-Geral.

O Grupo de Planeamento Nuclear tem autoridade comparável com o NAC, mas apenas para assuntos da sua competência específica, ou seja, políticas nucleares, planeamento e procedimentos de consulta.

A estrutura militar da Aliança é constituída por um Comité Militar, composto por Representantes Militares Aliados, atualmente presidido pelo General checo Petr Pavel. Este órgão é a principal fonte de conselhos militares para os órgãos civis de decisão da OTAN - o Conselho do Atlântico Norte e o Grupo de Planeamento Nuclear.

Existem dois Comandos Supremos, o Comando Supremo Operacional, que está situado em Mons, na Bélgica, e o Comando para a Transformação, que tem sede em Norfolk, na Virgínia. Na dependência destes dois Comandos existem diversos comandos e estruturas militares.

Existe ainda um conjunto de organizações de apoio e agências, cuja função é apoiar as operações da Aliança e os Aliados.

 

estrutura nato pt