Delegação Portuguesa junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Exercício Trident Juncture 2018

Entre 25 de outubro e 7 de novembro de 2018, os Aliados da NATO estão a testar a sua capacidade de defender populações e territórios, bloquear potenciais adversários e trabalhar em conjunto com parceiros no maior exercício dos últimos anos.

O exercício decorre no ar, em terra, no mar e no ciberespaço, com cerca de 50.000 participantes, 250 aeronaves, 65 navios e até 10.000 veículos. Tem lugar na Noruega e nas áreas circundantes do Atlântico Norte e do Mar Báltico.

Segundo o Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg, “nos últimos anos, o ambiente de segurança da Europa deteriorou-se significativamente e a NATO respondeu com a maior adaptação da nossa defesa coletiva desde o final da Guerra Fria. O Exercício Trident Juncture demonstra e prova essa mesma adaptação”.

Todo o exercício está a ser comandado pelo Almirante Foggo a bordo do USS Mount Whitney, Portugal participa com 200 militares da fragata “Corte-Real” da Marinha Portuguesa como Comandante da Guerra de Superfície.

Mais informação disponível no vídeo de apresentação realizado pelo país de acolhimento, a Noruega: https://www.youtube.com/watch?v=Vk3tkpOx4iI

fragata corte real

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail