Delegação Portuguesa junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte

Ministério dos Negócios Estrangeiros

JALLC tem novo Comando

Hoje, 16 de julho de 2018, o Joint Analysis & Lessons Learned Centre (JALLC) celebra a passagem de comando do Brigadeiro-General Mário Barreto para o Brigadeiro General António Nascimento.

 

jallc

 

A cerimónia de passagem de comando realizou-se na presença do Comandante do Comando Aliado Supremo (SACT) General Denis Mercier, do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas Almirante Antonio Silva Ribeiro e de representantes da NATO, incluindo Adidos Militares e Oficiais da Bandeira Portuguesa.

Após a cerimónia de passagem de comando, durante a qual a bandeira do JALLC passou simbolicamente entre os comandantes, o novo comandante do JALLC, BGEN Nascimento, dirigiu-se ao público observando que sua impressão do JALLC é muito positiva e que, apesar do tempo relativamente curto em que conduzirá a organização (um ano), pretende fazer com que esse tempo conte.

O SACT fechou a cerimônia com algumas palavras de agradecimento ao JALLC e à sua equipa, salientando a capacidade do JALLC de se adaptar rapidamente à sua missão com novo enfoque e deu as boas-vindas ao BGEN Nascimento à NATO, ao Comando para a Transformação Aliado e ao JALLC.

 

Brigadeiro General António Nascimento

bgen nascimento

O Brigadeiro General António Nascimento (Força Aérea Portuguesa) nasceu em Lisboa, Portugal, em 1965. Ingressou na Academia da Força Aérea Portuguesa em 1983.

Entre dezembro de 1988 e outubro de 2000, serviu em várias esquadras de voo e foi Comandante da Esquadra 103º.

Em outubro de 2000, o BGEN Nascimento foi designado como chefe da Seção de Exercícios e Avaliação no Comando Aéreo. Durante este período, ele foi responsável pelo planeamento de exercícios da Força Aérea e pela coordenação da participação de unidades da Força Aérea em exercícios conjuntos nacionais e da NATO. Também planeou e conduziu vários eventos nacionais de avaliação tática para preparar unidades de voo e o Centro de Relato e Controlo para Avaliações Táticas da NATO.

Em setembro de 2004, o BGEN Nascimento foi designado para o Instituto de Altos Estudos da Força Aérea como professor na Seção de Emprego da Força. Mais tarde, foi designado para o Instituto Universitário Militar como professor do ramo da Força Aérea. Em setembro de 2008, o BGEN iniciou um mandato de três anos no SHAPE como adjunto da secção de Normas de Força e Lições Aprendidas,no Departamento de Prontidão e Requisitos. Entre 2011 e 2012, o BGEN Nascimento atuou no Quartel-General do Comando Conjunto de Operações Militares como chefe da Secção de Planemaneto, responsável pelo planeamento de operações e exercícios conjuntos a nível nacional.

Em setembro de 2012, o BGEN Nascimento foi designado como comandante da Base Aérea 6 do Montijo. Após o Curso de Promoção a Oficial General, foi chefe da Divisão de Recursos no Quartel-General da Força Aérea Portuguesa, antes de ser nomeado chefe do Centro de Informações e Segurança Militar (CISMIL) em setembro de 2017.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail