Portugal recebeu a 9ª edição do REP19

De 11 a 27 de setembro Portugal recebeu a 9ª Edição do Recognised Environmental Picture (REP19), coordenado pela NATO, nas zonas de Sesimbra e Tróia. Este exercício teve como objetivo testar sistemas marítimos não tripulados, bem como a capacidade de recolher e integrar as informações fornecidas pelos mesmos.

Para além da Marinha Portuguesa, participaram neste exercício 6 países da Aliança: Bélgica, Itália, Polónia, Reino Unido, Estados Unidos e Turquia. O REP 19 contou ainda com a participação do NATO Centre for Maritime Research and Experimentation e do Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) da Universidade do Porto, para além de múltiplos intervenientes convidados de vários países.

Com cerca de 8000 pessoas envolvidas, este exercício permitiu ainda estudar o funcionamento das comunicações aquáticas, e como estas podem ser aperfeiçoadas. Através da partilha de informação, cooperação, e trabalho conjunto os Aliados esperam melhorar a eficácia das suas capacidades marítimas, especialmente os sistemas não tripulados, tal como foi declarado na Cimeira em Bruxelas em 2018.

 

barcos

 

barcos2

 

drone 2

  • Partilhe