O Conselho do Atlântico Norte efetuou uma visita oficial à Ucrânia, nos dias 30 e 31 de outubro de 2019.

A visita teve início em Odesa, onde o Conselho foi recebido pelo Vice-primeiro Ministro da integração europeia e euro-atlântica, Dmytro Kuleba e pelo Ministro da Defesa, Andriy Zaharodniuk. Os Representantes Permanentes visitaram ainda o “Standing NATO Mine Countermeasures Group Two” (SNMCMG2), atualmente em missão no mar negro.

No segundo dia, o Conselho do Atlântico Norte deslocou-se a Kiev, onde teve lugar uma reunião da Comissão NATO-Ucrânia, com a presença do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy. Ainda da parte da manhã, o Conselho reuniu com o Presidente do Parlamento ucraniano, bem como com os representantes das fações parlamentares. A visita terminou com um almoço, organizado pelo Vice-primeiro Ministro da integração europeia e euro-atlântica.

Em declarações oficiais, o Secretário Geral da NATO destacou, no que toca à parceria NATO-Ucrânia que: “(…) trabalharemos juntos para aprimorar e adaptar a parceria distintiva sob a Comissão NATO-Ucrânia, que contribuirá para a construção de uma Europa estável, pacífica e indivisível. Uma Ucrânia independente, soberana e estável, firmemente comprometida com a democracia e o Estado de direito, é fundamental para a segurança Euro-Atlântica.”

family photo

20191030 nav ukr day1 589

ucrania 1

  • Partilhe